Organização como sistema social cooperativo
Para Barnard as pessoas não atuam isoladamente, mas através de interações com outras pessoas, para poderem alcançar da melhor maneira os seus objetivos. Assim, as organizações são sistemas cooperativos e que tem por base a racionalidade. Trocando em miúdos: as organizações são sistemas sociais baseados na cooperação entre pessoas. Uma organização somente existe quando ocorrem três condições:
1) interação entre duas ou mais pessoas;
2) desejo e disposição para a cooperação; e, 3)finalidade de alcançar objetivo comum.
Processo Decisório
Herbert Simon usou a Teoria das Decisões como base para explicar o comportamento humano nas organizações. Neste sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito das alternativas racionais de comportamento.
Organização como sistema de decisões
O comportamento nas organizações é visto diferente pelas teorias da Administração:
A. Teoria Clássica da administração: considera os indivíduos instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos.
B. Teoria Das Relações Humanas: os indivíduos são possuidores de necessidades, atitudes, valores e objetivos pessoais que precisam ser identificados e estimulados para obter sua participação.
C. Teoria Comportamental: os indivíduos raciocinam e decidem a sua participação ou não