organização social como um sistema cooperativo.
Nada mais é do que a união de pessoas para alcançar o mesmo objetivo.
As organizações são sistemas sociais baseados na cooperação entre as pessoas. Uma organização somente existe quando ocorrem três condições:
(1) interação entre duas ou mais pessoas;
(2) desejo e disposição para a cooperação;
(3) finalidade de alcançar um objetivo comum.
A organização oferece uma variedade de incentivos, como salários, benefícios sociais, oportunidades de crescimento, de consideração, de prestígio ou poder pessoal, de condições físicas adequadas de trabalho, para obter a cooperação das pessoas em todos os níveis hierárquicos.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE COOPERATIVA
1) É uma sociedade de pessoas.
2) O objetivo principal é a prestação de serviços.
3) Pode ter um número ilimitado de cooperados.
4) Não está sujeita à falência.
PROCESSO DECISÓRIO
O processo decisório pode ser simples ou complexo, especifico ou estratégico, e que suas conseqüências podem ser imediatas, em curto ou longo prazo, a combinação entre as formas anteriores e podendo, inclusive, ter reflexos bem diversos dependendo do grau de importância, o objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha na vida pessoal ou profissional do indivíduo. Seja uma organização pequena ou grande o ato de decidir está no interno na natureza humana sempre que envolve uma escolha na busca da resolução de um problema, ou mesmo quando há alternativas para alcançar um objetivo
A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA DE DECISÕES
Teoria Clássica da Administração.: Considera os indivíduos participantes da organização como instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos financeiros (remuneração de acordo com a produção) e condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição simplista e mecanicista.
Teoria das Revoluções Humanas.: Considera os indivíduos participantes da organização como possuidores de necessidades,