Organização como um Sistema Social Cooperativo
Para uma empresa funcionar são exigidas três condições básicas, sendo elas:
1. Interação entre duas pessoas ou mais;
2. Vontade e disposição para cooperar;
3. Finalidade de alcançar objetivos comuns; Sendo assim, as organizações são sistemas cooperativos que tem como base as pessoas como um grupo. Num sistema social de cooperação as coisas não acontecem separadamente e sim dependem da interação do grupo visando à busca das melhores maneirar de chegar a seus objetivos e metas.
Uma das funções essenciais do gestor para a sobrevivência da organização é criar e manter um ambiente onde as pessoas ajam com cooperação. Para isso ele dispõe de diversas ferramentas, sendo elas oferecer uma variedade de benefícios aos colaboradores, como melhores condições de trabalho, aumento do salario, oportunidade de promoção, reconhecimento, flexibilidade de horário, dentre outras. Tudo isso visando suprir as necessidades dos funcionários e assim tendo pessoas trabalhando mais motivadas e satisfeitas e consequentemente mais cooperativas.
Nesse sistema, o funcionário não tem que buscar somente alcançar os objetivos organizacionais, mas também os seus objetivos pessoais. Para haver cooperação é essencial uma boa comunicação entre as pessoas, para auxiliar nessa comunicação existem os sistemas de colaborativos, que visam fornecer suporte computacional para facilitar a interação, controle, colaboração, coordenação e comunicação entre as pessoas envolvidas em um grupo, tanto se estão no mesmo local ou distantes. O objetivo desse sistema é quebrar as barreiras que são impostas pelo espaço físico e o tempo.
Assim temos a cooperação como elemento essencial da organização, por isso a função básica do executivo consiste em criar um ambiente propicio a incentivar a coordenação de atividades organizadas.
Processo Decisório
A Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões. Sendo assim nesse sistema cada um