Organizaçoes Internacionais
As Organizações Internacionais, também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, são associações voluntárias criadas por Estados Soberanos, estabelecidas por tratados, que possuem ordenamento jurídico interno próprio e personalidade legal distinta da que possuem os Estados-membros, sendo dotadas de órgãos e institutos próprios.
Essas são associações de sujeitos de Direito Internacional, ou seja, decorrem do crescimento das relações internacionais e da cooperação necessária entre as nações, as quais passaram a ter maior relevância a partir da criação da Liga das Nações.
Estas Organizações Internacionais tem como intuito, através da cooperação de todos envolvidos, melhorias das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.
As Organizações traçam objetivos para que possam atuar em conjunto, de forma cooperativa, para buscar avanços econômicos, sociais e políticos para os países membros, em sendo assim tem as Organizações como principais objetivos, à busca de soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os estados membros, estabelecem políticas de cooperação técnica e científica, Estabelecer normas e parâmetros comuns, traçar estratégias para resolução de problemas de urgência como, por exemplo, guerras e outros conflitos militares, fiscalizar por meio de órgãos específicos, o cumprimento das regras estabelecidas pelos acordos, organizar reuniões para a troca de experiências, definições de novas políticas ou determinação de novos objetivos.
O papel desempenhado pelas organizações internacionais nos últimos tempos reflete a abertura de um novo cenário internacional, tanto no contexto jurídico, quanto no contexto econômico, social e cultural. Além disso, as organizações internacionais abriram as portas para novos ramos e novas fontes do Direito Internacional.
A complexidade de temas diversos, que vão além da jurisdição nacional, fez com que os Estados se deparassem com a necessidade de promover maior