economia da regiao sul do brasil
Cristiane Poletto
Gregory Ratazaysck
Jaqueline Hang
Ulissis Otto
Pamela Harlos
Rubia Costa
Valdirene Vieira
Brusque
2011
1 REGIÃO SUL
A região Sul do Brasil é a segunda mais rica do Brasil, depois da região Sudeste, a economia da região Sul baseou-se inicialmente no extrativismo vegetal e na agricultura em pequenas propriedades.
Com a chegada dos imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos teve início a derrubada das florestas para a instalação das famílias e inicialmente para o cultivo de milho, feijão e mandioca utilizado basicamente para o sustento familiar. Em seguida vieram outros tipos de culturas agrícolas como as frutas e o fumo.
Os proprietários começaram a mecanização das pequenas propriedades e uma parte deles investiu na produção de frangos de corte, suínos e gado leiteiro. Nas grandes propriedades agrícolas são utilizadas modernas técnicas de cultivo e destaca-se a produção do trigo, soja, arroz, milho, feijão e fumo. A pecuária ocupa a maior área de terras da região Sul, mas é a agricultura que tem o maior rendimento e emprega o maior número de trabalhadores.
No extrativismo vegetal destacam-se a erva-mate, eucalipto, imbuia, pinus e as raras araucárias. A pesca da região Sul corresponde a 25% do total da produção nacional. Na extração mineral o destaque é a extração de carvão, caulim e petróleo.
A região Sul do Brasil é a segunda mais industrializada do país, possui grandes centros industriais como os da área metropolitana de Porto Alegre e Curitiba, outras cidades que se destacam como pólos industriais são Caxias do Sul e Triunfo no Rio Grande do Sul. A região Sul também e bem servida no setor de transportes, rodoviário e ferroviário e possui os aeroportos mais movimentados do país.
Esta região possui ainda portos marítimos em atividades, como o porto de Paranaguá que exporta principalmente