Organizaçao informal
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÃO INFORMAL
Luiz
Tarso
Henrique
Gabriel
Santa Maria, RS, Brasil.
2012
ORGANIZAÇÃO INFORMAL
Toda organização é um sistema social e as relações humanas existentes dentro dela afetam o seu desempenho. Há nas empresas dois tipos de organização, as formais e informais, as relações informais são as que suplementam a estrutura organizacional formal.
Para entendermos melhor devemos enxergar a organização pelo ponto de vista social, ou seja, o lado humano da organização. A empresa utiliza pessoas que fazem o serviço físico e mental necessário à execução dos objetivos da organização. A estrutura social dessa organização vai além das relações formais superior-subordinado. Qualquer membro da organização tem contato com outros membros da mesma organização.
Por exemplo, certos membros da organização costumam almoçar juntos ou ir à mesma lanchonete. Todas essas relações, se contínuas, fazem parte da estrutura social da organização. Contudo vimos que o membro de uma organização é mais que um indivíduo isolado. Pelo contrário ele se situa em determinado ponto de uma rede de relações.
A administração segmentou suas operações na divisão de trabalho dentro da organização. Isso aconteceu para especificar melhor as tarefas que se inter-relacionam causando a aproximação dos empregados, isto gerou os grupos de trabalho. A vida e as atividades desses grupos geralmente se estendem além das relações mínimas estipuladas pela organização. As associações de trabalho formal são suplementadas por grupos de amizade que surgem entre os grupos de trabalho. Através dos grupos de lanchonete, de grupos de conversa em geral voltada para assuntos não ligados à empresa, e de muitos outros modos, vai se elaborando a vida dos grupos informais. A organização informal se refere àquelas relações, associações e padrões de trabalho conjunto