Resumo livro estoque
A IAS 2 pode ser usada para todos os outros estoque, com exceção:
• Das obras que estejam em construção originárias de contratos de construção, incluindo contratos de serviços relacionados.
• Dos instrumentos financeiros (IAS 32 – Instrumentos financeiros: Apresentação e IAS 39 – Instrumentos financeiros: reconhecimento e mensuração)
• Dos ativos biológicos relacionados à atividade e aos produtos agrícolas, no momento da colheita (IAS 41 - Agricultura)
Esta norma também não se aplica à mensuração do estoque:
• Produtores e produtos agrícolas e florestais, após o momento da colheita e exploradores de recursos naturais
• Negociadores de commodities
Os estoques referidos acima, em determinadas fases, são mensurados pelo valor realizável líquido e as alterações desses valores são reconhecidas diretamente no resultado do período que acontecem as mudanças.
Os estoques são ativos, materiais que são usados na atividade de uma determinada empresa, ou seja, são mantidos para vendas e, podem ser encontrados em sua fase final ou de produção e podem, até mesmo, ser material consumido durante a prestação de um serviço ou na preparação de algum bem de consumo.
O valor justo é a quantia pela qual o ativo pode ser liquidado entre pessoas dispostas a não haver, na transação, nenhum tipo de favorecimento.
Nesse valor, como o próprio nome sugere, não pode haver nenhum tipo de vantagem para ambos os lados. Esse é o real valor, é a quantia justa pela qual deve ser negociada para que possam pagar e quitar o estoque.
Já o valor realizável líquido, é a importância estimada na atividade da empresa menos os custos estimados de produção e para efetuar a venda.