Organizando um acampamento
INTRODUÇÃO
Parte superior do formulário
A recreação é uma área da Educação Física com grande abrangência, podendo ser trabalhada em hotéis, eventos, festas, colônias de férias, empresas, academias, clubes, navios, acampamentos. Com tamanha área de ação é cada vez mais comum a presença de pessoas “na recreação”, pois através dela, há uma busca pelo prazer e descontração imediata.
[pic]
As cidades, atualmente, vêem sofrendo grandes mudanças tecnológicas e de urbanização. Cavallari e Zacharias(2007) defendem que, com esse desenvolvimento o homem utilizou como uma alternativa de avanço, a divisão do tempo em três partes, tempo de trabalho, tempo de necessidades básicas vitais e tempo livre.
- Tempo de trabalho: é o tempo utilizado em função de sua produção. Os estudos também se incluem neste tempo.
- Tempo de necessidades básicas vitais: é o tempo utilizado na manutenção da saúde através da higiene, alimentação e sono.
- Tempo livre: é o tempo restante dos outros tempos
Esta divisão do tempo pode ser muito bem trabalhada nos acampamentos, afinal de contas, a semana de trabalho normalmente é composta por cinco cansativos dias, de intensa dedicação ao tempo de trabalho. O acampamento e/ou acantonamento nessa situação poderia ser realizado em um simples final de semana. Neste tempo, a pessoa dedicaria boa parte de sua estadia aos tempos de necessidades básicas vitais e tempo livre, podendo ser trabalhado também o tempo de trabalho, especialmente o trabalho que exija concentração, inspiração e relaxamento.
Normalmente na realização de acampamentos é comum a presença de um grupo de mesmo interesse, sob forma de exemplo podemos citar os acampamentos religiosos. Esta modalidade de acampamento é bastante utilizada como forma de retiro de oração para jovens, além de integração entre os mesmos. Os acampamentos não só atendem as necessidades acima citadas como também auxilia o homem em sua saúde através da