Administração
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: TÂNIA RIBEIRO
ALUNA: JÉSSICA GABRIELE BARROS SOUZA
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS – PETER BERGER – CAPS. 4 E 5
* Como se exerce o controle social?
O controle social é exercido através de valores, regras, e normas impostas pelas instituições sociais, sejam elas família, igreja ou estado, com a finalidade de enquadrar seus membros, sendo que os métodos de controle variam de acordo com a finalidade e o caráter do grupo em questão. O controle social também é um meio de eliminar membros indesejáveis.
* O que ficou entendido como estratificação social? Quais os tipos que são mencionados?
A estratificação social é que indica a posição do indivíduo na sociedade, com isso podemos perceber as diferenças entre as pessoas em uma estrutura social.
Os tipos de estratificação são:
CASTAS: a classificação da pessoa é determinada pelo nascimento.
ESTAMENTOS:
CLASSES: tem como base critérios econômicos.
* O que é instituição social? Qual a sua função?
Instituição social pode ser definida como o conjunto de procedimentos a que devemos nos submeter. Família, igreja e Estado são instituições sociais, e possuem uma importante função: gerar estabilidade social, colaborando para uma melhor adequação dos indivíduos às normas sociais.
* Qual a relação entre instituições e papéis sociais?
As instituições sociais proporcionam o script para todos os membros da sociedade, e estes desempenham os papéis sociais dado por elas (instituições).
* Como se constrói a explicação sociológica sobre o racismo a partir da construção das diversas identidades sociais?
A explicação sociológica para o racismo se dá a partir do sistema de estratificação racial, que a maioria dos sociólogos considera uma variedade de castas, na qual a posição social do indivíduo é determinada pelo nascimento, ou seja, por mais rico que um homem se torne, sempre será negro, sem- em teoria- nenhuma possibilidade de modificar essa