Organizacional
0,2 em 0,2 pontos
Os novos funcionários da Sanyo passam por um programa intensivo de treinamento de cinco meses ( comem e dormem juntos em instalações da empresa e passam férias compulsórias em resort, também da empresa), a Starbucks faz com que os novos contratados passem por um treinamento de 24 horas. Segundo os exemplos apontados, as empresas costumam realizar um processo de adaptação junto aos funcionários, independente do processo de recrutamento e seleção, pois entendem que eles podem criar problemas em relação às convicções, costumes vigentes na empresa. A organização precisa, por isso ajudá-los a se adaptar a nova cultura. Esse processo de adaptação é chamado de:
Resposta Selecionada:
d.
Socialização.
Resposta Correta:
d.
Socialização.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Socialização.
É a Socialização que possibilita o desenvolvimento do conhecimento da cultura da empresa. Para tanto, a inserção nos Programas de Treinamento passa a ser uma excelente ferramenta para tal. O momento mais crítico é a entrada na organização, pois aqueles que não conseguem assimilar os comportamentos essenciais e cruciais correm o risco de serem identificados como rebeldes ou desajustados, o que geralmente gera a expulsão. A organização continuará socializando os seus funcionários durante toda a sua carreira na empresa, embora de maneira menos explícita. Essa manutenção contribui para a sustentação da cultura organizacional.
Pergunta 2
0 em 0,2 pontos
No mundo incerto e caótico em que vivemos atualmente, o modelo organizacional que melhor pode funcionar é a “estrutura orgânica”. Toda e qualquer empresa na contemporaneidade, enfrenta inúmeras inseguranças referentes às mudanças ambientais, tecnológicas, políticas, comportamentais e econômicas. O mundo se tornou um lugar de inseguranças. Sabemos que os administradores nunca foram capazes de prever o futuro, mas nos últimos tempos as mudanças vêm ocorrendo em uma