ORGANIZACAO
As abordagens humanistas e as sistêmicas-contingenciais, fazem a seu modo o contraponto com as abordagens clássicas em seus pontos essenciais, como o destaque para o papel dos grupos formais (humanistas) e das organizações como sistemas abertos (sistêmicos e contingenciais).
As abordagens humanistas buscam enfatizas as relações sociais como elemento determinante nas organizações, destacam a importância das relações informais, o equilíbrio entre os objetivos individuais e os organizacionais.
A visão da organização como um sistema aberto, sujeito a influencias externas, que se consolida com a Teoria das Contingencial, a qual identifica diversos fatores externos que afetam a estrutura organizacional.
As abordagens sistêmicas-contingenciais desenvolvem-se a partir da caracterização da organização como um sistema aberto, sendo que o ambiente externo constitui-se num importante elemento para o desenvolvimento de estratégias organizacionais.
As experiências demonstram a importância das interações sociais no local de trabalho como importante fator de aumento da produtividade.
Os grupos informais surgem em todos os tipos de organizações, estes grupos se convertem em um segundo ponto de referencia que possuem as pessoas dentro de seu local de trabalho, tem objetivo de contribuir para que sejam atingidos os objetivos pessoais de seus membros e podem ou não estar de acordo com os objetivos próprios da organização. Esses grupos variam em numero de integrantes, objetivos e adotam posturas diferentes em relação à organização podendo ir do apoio irrestrito ao enfrentamento, ou ate mesmo ser indiferentes em relação a ela. Eles constituem uma organização social que coexiste com a estrutura formal.
Efeito Hawthorne: trabalhadores se sentirem importantes e reconhecidos por terem sido escolhidos para tomar parte num estudo cientifico.
As entrevistas deixam claro a existência de uma organização informal das operarias estabelecida para protegerem-se de qualquer