organizacao do trabalho pedagogico
Já na 7ª e 8ª série configuram-se a entrada do pensamento abstrato formal. O educador necessita elaborar a aprendizagem baseado na relação de negociações. A partir da 7ª série fortalece e retorna a proximidade de meninos e meninas. O grupo tem importância na formação da identidade individual.
Os Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ano ao 9º ano) favorecem a utilização dos conhecimentos já adquiridos, em novas condições e contextos. Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores fundamentais como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.
Para proporcionar um processo de aprendizagem efetivo, os professores precisam preparar seus alunos para conviver, partilhar, refletir, criticar, cooperar e transformar a sociedade em que vivem. Nesta etapa, os conteúdos – assim como nos Anos Iniciais – estão agrupados em torno de Eixos Temáticos, possibilitando contextualização comum às várias disciplinas e promovendo interdisciplinaridade já na apresentação desses conteúdos, aproximando-os com a realidade do dia a dia. Assim, podemos contribuir para que os alunos desenvolvam suas habilidades, valores, competências e procedimentos fundamentais para a construção do novo cidadão.
A organização dos materiais impressos, e sua associação com