politica
Capitalismo
O sistema capitalista consiste no modo de produção em que o capital é o principal meio de produção. O capital pode tomar a forma de dinheiro ou de crédito para a compra da força de trabalho e dos materiais necessários à produção, a forma de maquinaria ou estoque de bens acabados. É um processo deconcentração de capital que será controlado pela propriedade privada e estará nas mãos de uma pessoa ou de uma classe, denominada de capitalistas. Em função do acúmulo de bens materiais, os capitalistas garantem privilégios na área política, cultural e social que possibilita o domínio e a manipulação da maior parte da população, em geral, excluida e alienada.
Principais características do capitalismo:
a) O interesse maior da produção de bens é a sua comercialização e não o uso próprio
b) A força de trabalho (mão-de-obra) é comprada e vendida em troca de salários em dinheiro, através de contrato por um dado período ou tarefa específica
c) O capital pode ser utilizado pelo proprietário conforme os interesses que possui
d) O capitalista controla o processo de produção, explorando a mão-de-obra. Este controle envolve contratação e demissão, técnicas de produção, ambiente de trabalho, relacionamento com os emoregados, disposição para a venda do produto e prioridades de investimento.
e) O poder sobre as decisões financeiras e o crédito no mercado facilitam a utilização dos recursos de outras pessoas para financiar acumulação cada vez maior de capital. O capitalista dispõe também de poder para contrair débitos ou emitir ações que possibilitam levantar financiamentos junto aos bancos.
f) A concorrência de capitais que força os capitalistas a adotar novas técnicas e estratégias que reduzam custos e aumentem a produção. Esta concorrência fortalece a tendência de concentração de capital nas grandes organizações, formando monopólios.
O capitalismo ganha força com a desagregação da sociedade feudal e o surgimento