organismo equilibrado
Ter organismo equilibrado é essencial para bom resultado
Adilson Camargo
Para que os alimentos produzam os efeitos esperados, não apenas no alcance emocional, mas também no aspecto físico, é indispensável que o organismo esteja funcionando bem, especialmente o intestino delgado, que é onde se extraem os nutrientes dos alimentos antes de serem lançados no sistema circulatório. Se o intestino não estiver cumprindo corretamente sua função, os nutrientes não serão absorvidos, ou seja, de nada adiantará uma alimentação saudável e equilibrada.
“Se o intestino não estiver funcionando adequadamente, ele não vai absorver as vitaminas e isso vai afetar o sistema emocional da pessoa”, afirma a nutricionista Eliane Petean Arena, do setor de nutrição do Centrinho. Sem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, o ser humano fica vulnerável às alterações de humor e isso pode se transformar num círculo vicioso.
Uma pessoa com o organismo desequilibrado tende a ficar mais irritada. O mau humor consome a energia física e mental e o organismo não consegue repor essas energias, porque os nutrientes não estão sendo absorvidos como deveriam.
Por isso, a nutricionista reforça a importância de ficar sempre atento quanto ao funcionamento do intestino. Uma das maneiras de fazer isso é observando as fezes. Se elas tiverem consistência firme, em formato de banana e com a superfície lisa, é sinal de que o intestino está trabalhando direitinho. Se estiver de outra forma, algo pode não está bem.
Segundo Eliane, existem várias causas para o intestino não funcionar bem. Entre elas, o estresse, má alimentação, falta de fibras, excesso de carboidratos, excesso de compostos químicos e outras. O equilíbrio do organismo e, conseqüentemente, o equilíbrio emocional, é obtido com uma alimentação saudável e um sistema digestivo em boas condições.
Com base nas pesquisas que tem feito ao longo dos anos, Eliane diz que descobriu uma receita