sistema digestório
Os alimentos que ingerimos fornecem matéria-prima de que o nosso corpo, precisa para realizar as atividades vitais. Mas estes alimentos são constituídos por moléculas grandes e complexas e as nossas células não conseguem absorver. É o sistema digestório que transforma os alimentos em moléculas menores e assimiláveis pelo organismo.
Os animais, incluindo a espécie humana, compõem o grupo dos seres heterótrofos. No reino Animal, o termo nutrição se relaciona a um conjunto de processos que ocorrem em diferentes regiões do corpo e as substâncias presentes nos alimentos serão absorvidos pelas células. Tais substâncias são chamadas de nutrientes, cuja função básica é compor e manter vivas as células do corpo.
Os nutrientes são classificados em três categorias: energéticos = carboidratos e lipídios; constitutivos ou plásticos = proteínas e os reguladores = vitaminas e sais minerais.
Nutrientes energéticos:
Carboidratos e lipídios: função – fornecer energia para as células. As atividades que exercemos – andar, pensar, estudar, trabalhar e as atividades vitais – respiração e circulação.
Os carboidratos constituem a maior parte da alimentação humana. Os carboidratos complexos (amido e glicogênio), carboidratos simples (açúcares simples) e fibras alimentares.
São fontes de carboidratos os cereais, os tubérculos e as raízes que também são fontes do complexo B e de ácidos graxos essenciais que participam do metabolismo do sistema nervoso. Os carboidratos simples fornecem energia e devem ser consumidos em quantidade reduzida, o seu excesso causa obesidade, cáries etc.
Os lipídios ou gorduras = alta concentração de energia (origem animal/vegetal) o seu excesso (saturado) causa doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e AVC.
Os lipídios fornecem mais energia dos que os carboidratos, mas são utilizados pelo organismo apenas na ausência dos carboidratos. Os lipídios constituem as membranas celulares e atuam na absorção