organica
Pesquisou-se o P.E dos líquidos e P.F dos sólidos nas substâncias a seguir, sua estrutura e o porquê de seus pontos de ebulição:
Líquidos
Etanol
Estrutura:
Ponto de ebulição: 78.4 °C
O etanol possui seu ponto de ebulição de 78.4 °C, pois ele faz ligações de hidrogênio, que é a interação mais forte, visto que possui OH, porém sua molécula é pequena.
Álcool butílico Estrutura: Ponto de ebulição: 117,4 °C O álcool butílico ou butanol possui seu ponto de ebulição maior que o do etanol, pois ele faz ligações de hidrogênio e é uma molécula maior, possuindo uma cadeia com 4 carbonos.
Álcool terc butílico
Estrutura:
Ponto de ebulição: 82 °C
O álcool tec butílico é um isômero do álcool butílico, estes distinguem-se apenas na posição de suas ramificações. Também faz ligações de hidrogênio, possuindo um ponto de ebulição menor que o do álcool butílico devido ao tamanho de sua molécula. Pois, graças ao seu arranjo, ele possui uma molécula menor do que a do álcool butílico.
Acetato de etila
Estrutura:
Ponto de ebulição: 77.1 °C
O acetato de etila possui seu ponto de ebulição baixo, esse éster possui uma cadeia carbônica grande e interações intermoleculares do tipo van der Waals. Ele possui uma cadeia ramificada, e ramificações dificultam a aproximação das cadeias para que ocorra a formação de interações de van der Waals mais efetivas. Como essas interações são muito fracas, pequenos aumentos na distância entre as cadeias causam redução significativa da coesão intermolecular, reduzindo assim o ponto de ebulição.
Hexano
Estrutura:
Ponto de ebulição: 69 °C
O hexano possui seu ponto de ebulição baixo pois o carbono é pouco eletronegativo, assim, as ligações intermoleculares serão fracas. A energia para a quebra da molécula é pouca.
Sólidos
Ácido benzóico
Estrutura:
Ponto de fusão: 122,1 °C
Ácido salicílico
Estrutura:
Ponto de fusão: