organelas e estruturas
2º ano B EM
Centro Educacional SESI-012
ORGANELAS E ESTRUTURAS DA MEMBRANA CELULAR
Bragança Paulista
2015
Ficha de Identificação
Nome: Mitocondria
Composição: é composta de proteína, ribossomo e DNA.
Estrutura: : São formadas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante á membrana plasmática, e outra interna, com várias ondulações.
Função: são responsáveis pela produção de energia no interior da célula
Em que célula aparece: Célula Eucarionte
Imagem: anexo 1
Referencia: http://www.infoescola.com/biologia/mitocondrias-organelas-celulares/
Nome: Ribossomo
Composição: Proteína, flagelo ribossomático e ácido ribonucleico
Estrutura: .Possui estruturas granulares, então, quando se apresentam aderidas ao retículo endoplasmático, recebe então a denominação de “retículo endoplasmático granular” ou “retículo endoplasmático rugoso”.
Função: Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma. Os ribossomos atuam também na síntese das cadeias polipeptídicas.
Em que célula aparece: são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes.
Imagem : Anexo 2
Referencia: http://www.infoescola.com/biologia/ribossomos-ribossoma-organelas-celulares/ http://www.todabiologia.com/citologia/ribossomos.htm http://www.estudopratico.com.br/ribossomos-estrutura-e-funcoes/
Nome: Reticulo endoplasmático
Composição: O retículo endoplasmático é composto por uma membrana lipoprotéica. As proteínas do retículo endoplasmático estão relacionadas á enzimas e estruturas, e os lípides são os fosfolípides.
Estrutura: o reticulo endoplasmático pode-se destinguir dois tipo de reticulo: Liso e Rugosso. O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos