Sat lites
Geovani Aguilar, Vitor Lanna, Lucas Mechler, Thales Fioux
Carlos Renato Storck (Orientador)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Contagem, MG
Introdução
Satélite artificial é um sistema de equipamento modular que fica na órbita da Terra ou de qualquer outro planeta, com velocidade e altitude constante. O interesse do ser humano pelo espaço sideral, os planetas e os astros, existe desde a época das cavernas onde os homens pré-históricos já admiravam o céu. Milhares de anos depois, com os trabalhos de físicos como Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler e Isaac Newton, ao longo dos séculos XVI e XVII, os conhecimentos físicos necessários para o lançamento de foguetes e satélites foram desenvolvidos no continente europeu.
A Finalidade dos Satélites
Os satélites artificiais são construídos para diferentes finalidades como telecomunicação, espionagem, experimento científico nas áreas de astronomia e astrofísica; geofísica espacial; planetologia; ciências da terra, atmosfera e clima meteorologia e sensoriamento remoto. Existem também os satélites de Posicionamento Global (GPS) que giram em órbitas altas (20.200 quilômetros de altitude) e são importantes na navegação terrestre, aérea e marítima, além de ajudar na localização de pessoas, objetos e lugares.
Os satélites de comunicação e os meteorológicos giram em órbitas geoestacionárias, muito distantes da Terra, a cerca de 36.000 quilômetros de altitude. Esse tipo de órbita é apropriado para esses satélites, pois permite manter sua antena apontada sempre para uma mesma região da Terra e assim captar e transmitir dados com grande frequência e de extensas áreas. Os satélites de comunicação possibilitam transmitir milhões de chamadas telefônicas, mensagens e informações pela internet em tempo real para todas as partes do mundo.
Dos satélites meteorológicos é possível obter imagens da cobertura de nuvens sobre a Terra, por meio das quais observamos fenômenos meteorológicos como, por