organelas celulares
(UFV – MG) Uma célula vegetal quando colocada em solução hipotônica recebe água, já que a concentração osmótica de seu meio interno é maior do que a do meio externo. Por isso, o seu volume pode aumentar, mas até um certo limite, apesar de as concentrações externa e interna continuarem diferentes.
Responda:
a) O que impede que a célula vegetal se rompa quando colocada em solução hipotônica?
b) O que permite à água penetrar na célula vegetal?
(PUC – MG) As trocas entre as células e o meio podem ocorrer sob diversas modalidades, como, por exemplo, por difusão simples e difusão facilitada. O que distingue a difusão facilitada da simples?
(PUC – SP) A concentração de um determinado íon X é vinte vezes maior no interior de uma célula do que no meio extracelular.
a) Explique o tipo de mecanismo que mantém essa diferença iônica entre a célula e seu meio.
b) O que aconteceria com a situação descrita acima, se fosse bloqueado o processo respiratório dessa célula?
(FUVEST – SP) Dê duas diferenças entre os processos de pinocitose e fagocitose.
(UFRJ) Desde a Antiguidade, o salgamento tem sido usado como recurso para evitar a putrefação de alimentos, como a carne de boi, de porco e de peixe. Explique o mecanismo através do qual o salgamento preserva os alimentos.
(FUVEST – SP) As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram – se em conseqüência da proliferação de microrganismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essa fruta.
a) Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.
b) Dê exemplo de