Ordem de Serviço
A Ordem de Serviço é um instrumento de extrema importância em toda a gestão de Segurança do Trabalho na empresa.
Ela é um documento que serve para conscientizar o trabalhador dos riscos do ambiente de trabalho, como também para mostrar as medidas adotadas pela empresa em favor da segurança do trabalhador. É muito importante também pelo fator “documentação”. Nela o funcionário se compromete a trabalhar de forma segura.
Segundo o Capítulo V da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) Artigo 157 Item II – Mostra que cabe às empresas: II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
Como podemos ver a lei é bem clara quando se trata de Ordem de Serviço. É um mandamento, uma ordem, portanto, deve ser bem elaborada para que seja eficiente. Ela também pode agregar outras normas internas da empresa, ficando assim, até mais completa.
Sugere-se que seja entregue no ato da contração do funcionário, e que seja assinada pela e empresa e funcionário. Assim ficará como um termo de conhecimento das normas a serem seguidas, e assim, o funcionário não poderá alegar que não sabia ou não conhecia as normas.
Não basta fornecer a Ordem de Serviço temos que explicar para o trabalhador o que ela é, e o que ele está assinando. E mostrar os riscos descritos na Ordem de Serviço, bem como, as medidas de segurança que deverão ser adotadas por ele.
Uma Ordem de Serviço, bem elaborada tem que contar no mínimo com os seguintes itens:
NOME (Do funcionário): Esse campo é indispensável por muitas pessoas tem a escrita ruim, e se for deixar somente na assinatura podemos nunca saber que assinou, a não ser se formos perguntar para os funcionários um por um.
FUNÇÃO: Cargo que o funcionário ocupa na empresa. Obs: Cada função tem uma ordem de serviço diferente, pois cada função estará exposta a um risco diferente.
REVISÃO: Serve para acompanhar qual a versão atual da