Funçoes organicas e nitrogenadas
Álcool Os álcoois são compostos orgânicos que apresentam um ou mais grupos hidroxila (–O H) ligados a um carbono saturado. O grupo funcional dos álcoois é a hidroxila (C-OH). De acordo com o número de hidroxilas, os álcoois podem ser classificados em: Monoálcoois – apresentam apenas um grupo hidroxila. Este grupo ainda é subdividido de acordo com o tipo de carbono no qual a hidroxila está ligada: Álcool primário – hidroxila ligada a um carbono primário; Álcool secundário – hidroxila ligada a um carbono secundário; Álcool terciário – hidroxila ligada a um carbono terciário; Diálcoois – contêm dois grupos hidroxila; Poliálcoois – contêm três ou mais grupos hidroxila;
A nomenclatura dos álcoois deve ser feita da seguinte forma:
IUPAC: Prefixo (Número de carbonos) + Infixo (tipo de ligação) + sufixo (OL).
USUAL: Álcool + Radical + ICO.
Exemplo 1.
H_3 C-CH_2-OH
IUPAC: Etanol
USUAL: Álcool etílico
Exemplo 2.
H_3 C-OH
IUPAC: Metanol
USUAL: Álcool metílico
Etanol e metanol são dois exemplos de álcoois importantes. O etanol (ou álcool etílico) é utilizado como combustível de automóveis e na produção de bebidas alcóolicas. Já o metanol é usado como solvente em reações industriais, além de ser matéria prima para a produção de alguns polímeros, como a fórmica.
Fenóis
Os fenóis são compostos que apresentam o grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente a um átomo do carbono do anel aromático.
Grupo Funcional: C_aromático-OH
Nomenclatura Oficial: O grupo funcional (-OH) é denominado hidróxi e vem seguido do nome do hidrocarboneto.
O