Funções organicas
Universidade nilton lins
Equipe:
Bruna Eduarda
Daniella Pires
Keven Rojas
Maycon da Silva
Mathäus Levinthal
Compostos orgânicos
Os compostos orgânicos são substâncias químicas que contém carbono e hidrogênio em sua estrutura e podem ser divididas em:
Moléculas orgânicas naturais: São sintetizadas pelos seres vivos (exemplos: Petróleo e carvão).
Moléculas orgânicas artificiais: Não sintetizadas pelos seres vivos, feitas artificialmente pelo homem (exemplos: Plástico e tinta). Classificações do carbono
O carbono pode ser classificado de acordo com o tipo de ligação que o une ao restante da cadeia carbônica. Sendo estes: Carbono saturado: ligado apenas por ligações simples.
Carbono insaturado: Presença de ao menos uma ligação dupla. Reconhecendo as funções principais álcool: Caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um átomo de carbono saturado.
Enol: Caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um átomo de carbono insaturado.
Fenol: Caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um anél aromático (O anel aromático é caracterizado pela existência de seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio com duplas ligações alternadas).
Hidrocarbonetos: São compostos constituídos por, apenas, átomos de carbono e hidrogênio.
Ácidos nucléicos
Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotdeos. Cada nucleotdeo é formado por três partes:
• um açúcar do grupo das pentoses.
• um radical “fosfato”.
• uma base orgânica nitrogenada.
Bases nitrogenadas
As bases nitrogenadas se ligam com uma pentose (um açúcar) e com um grupo fosfato. Essas estruturas se organizam em pares, formando assim o DNA, caso a pentose seja a desoxirribose, e , RNA, caso o açúcar seja a ribose.
As bases organizam-se aos pares ,sempre Adenina +
Timina e citosina + Guanina, no caso do DNA.
No caso do RNA, o açúcar com que as bases se ligarão será a ribose e no lugar da