OS 20 SAIS MINERAIS ESSENCIAIS FUNÇÕES NO ORGANISMO
OS 20 SAIS MINERAIS ESSENCIAIS: FUNÇÕES NO ORGANISMO
CASCAVEL
2014
Os sais minerais são responsáveis por funções vitais em nosso organismo tais como: manter equilíbrio de fluidos; controlar a contração muscular; carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético. Os minerais são, no mínimo, tão importantes quanto às vitaminas para auxiliar a manter o organismo em perfeito estado de saúde. Porém, como o organismo não pode fabricá-los, deve-se utilizar fontes externas, como os alimentos e os suplementos nutritivos para assegurar uma ingestão adequada.
Os principais sais minerais que devem constituir a dieta balanceada e a suplementação são: boro, cálcio, cloro, cobalto, cobre, cromo, enxofre, ferro, flúor, fósforo, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, potássio, selênio, silício, sódio, vanádio e zinco.
Boro
O boro é um mineral-traço encontrado principalmente em alimentos de origem vegetal. Aparentemente, é essencial ao crescimento e desenvolvimento de animais, sua importância em animais e seres humanos ainda não foi comprovada. Por outro lado, seus efeitos estimulantes da saúde em seres humanos estão se tornando cada vez mais aparentes. Além de promover benefícios no tratamento da artrite, previne a osteoporose em mulheres na fase pós-menopausa.
Cálcio
O cálcio é um macroelemento. É o mineral mais abundante do organismo, dos quais 90% estão no esqueleto. Se trata de um elemento primordial da membrana celular, na medida em que controla sua permeabilidade e suas propriedades eletrônicas. Está ligado
Cloro
Esse mineral é um dos mais importantes na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso. Participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do PH sanguíneo. O cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.
Cobalto
É um mineral que