Zoologia
(TITULO)
INTRODUÇÃO:
Basicamente a diferença entre Protozoa e Metozoa é que os protozoas são unicelulares e os metozoas são pluricelulares. O Filo Rotífera é encontrado em todos os biomas terrestres, desde poças de água de chuva até grandes lagos de água fresca, também meio de grãos de areia e pouco em água salgada. O animal se alimenta principalmente de bactérias. A reprodução destes animais é de forma assexuada, onde geralmente a fêmea gera uma nova fêmea geneticamente idêntica, por este motivo há poucos machos da espécie.
METODOLOGIA:
Inicialmente pegou-se o meio de cultura confeccionado de folhas de macrófitas. Em uma lamina, com o auxílio de um conta-gotas, depositou-se uma gota deste meio de cultura e recobriu-se está com uma lamínula, o material foi levado ao microscópio e observado inicialmente no aumento de 40 vezes para que fosse feita a varredura e o encontro dos organismos. Na medida em que os organismos foram sendo encontrados, passou-se ao aumento de 100 vezes e posteriormente ao aumento de 400 vezes quando então capturou-se as imagens.
RESULTADOS:
O corpo celular do animal tinha três partes distintas, a cabeça em forma circular, o tronco em forma oval e o pé em modo de bifurcação. Na extremidade da cabeça, pode-se observar o citóstoma, caracterizado pela circundação de cilícios. No corpo do animal, em seu citoplasma, pode-se observar o vacúolo digestivo e o vacúolo pulsátil. Outras características do animal que, porém, não puderam ser observadas são o macronúcleo e o micronúcleo, ambos estão representados nas imagens.
Representação foto-imagem de um Metozoa do Filo Rotifera. Ambas imagens estão em aumento de 400X
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Desconhecido <https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070227104910AAjwPZK>
Wikipedia Rotifera
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Rotifera>
Histórias da Vida e da Terra Rotiferos