biologiA
Atenção: A prova de Biologia da 1ª etapa do Vestibular de 2001 corresponde às questões de número 18 a 24 do Caderno 2. Cada questão contém 5, 6 ou 7 proposições, indicadas pelos números (01), (02), (04), (08) (16), (32) e (64). Para responder à questão, você deve identificar as proposições verdadeiras e somar os números a elas correspondentes.
Questão 18
A Charles Lyell, 30 de julho de 1837
Creio que há 27 pássaros terrestres das Galápagos, todos novos, com exceção de um (uma espécie de extensão muito grande), mas todos de uma forma americana, alguns {do} norte, alguns {do} sul.
Ora, como as Galapos {sic} ficam no Equador, isso não parece curioso {?} (...)
A Asa Gray, 5 de setembro [de 1857]
(...) estou anexando (...) um resumo extremamente sucinto de minhas idéias sobre os meios através dos quais a natureza produz suas espécies.
[Anexo]
II. (...) Na natureza, ocasionalmente, temos algumas ligeiras variações por toda parte (...) e, na natureza, a geologia nos mostra mudanças que ocorrem e continuam a ocorrer. (...)
III. Creio ser possível mostrar que existe em funcionamento esse poder infalível, ou seleção natural
(...). Há que considerarmos que todo ser (até mesmo o Elefante) reproduz-se com tal velocidade que, no intervalo de anos ou, no máximo, de alguns séculos ou milênios, a superfície da Terra não seria capaz de conter a prole de nenhuma espécie isolada. (...) Apenas alguns dos que nascem podem viver para propagar a espécie. (...)
IV. (...) Considerando as maneiras infinitamente variáveis de que os seres dispõem para obter alimento através da luta com outros seres, para escapar do perigo em vários momentos da vida, para fazer que seus ovos ou suas sementes sejam disseminados,
[etc.,etc.,] não duvido de que, durante milhões de gerações, nasçam indivíduos de uma espécie com alguma pequena variação que seja benéfica a uma parte de sua economia;
(...).
VI. (...) Um mesmo local é capaz de sustentar uma quantidade maior de vida