Ordem de serviço (o.s)
Raquel Elizabeth Redmerski Jaroczinski
Marilice Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em segurança no trabalho (SEG 0129) – Prática do Módulo II
07/12/12
RESUMO
Atividade Laboral em Temperaturas extremas é um estudo realizado com base na NR-14(Norma regulamentadora) que tem por objetivo conhecer os perigos enfrentados pelos manuseadores do forno e formas de prevenção adotada pelas organizações. Faz-se ainda um breve comentário sobre a origem do alto-forno, além de listar os EPIs que são de uso obrigatório para proporcionar maior segurança ao colaborador. Consistir em investimentos na segurança de seus colaboradores a organização evita custos com indenizações ou processos judiciais. Prevenir o acidente antes que ele aconteça realmente é um diferencial de uma organização nos tempos modernos.
Palavras-chave: NR-14. Temperaturas Extremas. Prevenção.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo se faz embasado na Norma Regulamentadora 14 dando ênfase na atividade laboral do forneiro de fundição. Essa atividade esta provida de vários riscos, como por exemplo, a exposição ao calor excessivo que pode acarretar vários problemas à saúde do colaborador.
Comenta-se ainda, neste trabalho, sobre a importância do uso dos EPIs e o cumprimento das normas de saúde, segurança e medicina do trabalho, e dessa forma contribuir para a prevenção de acidentes provenientes de negligência, imprudência ou imperícia.
Este estudo se inicia com um breve comentário sobre a história do alto-forno e os primórdios dessa prática. Em seguida encontra-se as normas regulamentadoras que segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) as organizações devem acatar para a segurança de seus colaboradores. Posteriormente comenta-se sobre os riscos que o manuseador do forno está exposto, e por fim as medidas de prevenção que devem ser tomadas para evitar ocorrências não planejadas.