Orcamento base zero
INTRODUÇÃO
Orçamento base zero é uma abordagem para planejamento e orçamentação que inverte a lógica tradicional do processo de orçamentação. Na orçamentação tradicional é utilizada uma abordagem incremental, na qual os gestores de departamentos justificam apenas as variações em relação aos anos anteriores, baseados na suposição de que o baseline dos anos anteriores está implicitamente aprovado. Num orçamento base zero, por outro lado, cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovado, e não apenas as alterações em relação ao ano anterior.[1] Durante o processo de revisão do orçamento, nenhuma referência é feita ao nível de despesas do ano anterior. O processo de orçamento base zero requer que a solicitação orçamentária seja revisada e avaliada completamente, a partir de uma "base zero". Este processo é independente do orçamento total ou de seus itens individuais aumentarem ou diminuírem em relação aos exercícios dos anos anteriores.
A expressão "orçamento base zero" é algumas vezes utilizada em finanças pessoais para descrever a prática de "orçamento de soma zero", ou seja, a prática de orçar previamente toda a renda recebida e diminuir alguma das despesas sempre que outra for aumentada.
DESENVOLVIMENTO
O orçamento base zero é uma ferramenta gerencial de controle orçamentário capaz de auxiliar os gestores no controle de gastos operacionais partindo da premissa de um limiar que é definido como o custo mínimo necessário para que e empresa produza sem comprometer o andamento de suas atividades.
O orçamento base zero pode ser amplamente usado em pequenas e médias empresas.
É muito comum definir o orçamento da empresa com base no orçamento realizado de períodos anteriores. No