oração aos moços
Entre vós, porém, moços, que me estais escutando, ainda brilha em toda a sua rutilância o clarão ..... o livro da ciência; e folheemos juntos o da experiência. ... Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem.
rata-se de uma carta escrita, datada de 1920, que fora enviada por Rui Barbosa aos bacharelandos da velha Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Em seu conteúdo, o magistrado discorre, principalmente, sobre a ética profissional, considerada por ele uma das maiores virtudes do advogado. Diz que os futuros bacharéis devem estar sempre atentos às particularidades de cada pessoa, visto que, a igualdade não é a regra, muito pelo contrario, as pessoas são diferentes entre si, portanto, não há uma formula única e especifica que irá solucionar casos semelhantes, é necessário uma analise mais profunda. "Não há, no universo, duas coisas iguais. Muitas se parecem umas as outras. Mas todas entre si diversificam".
Rui Barbosa foi, sem dúvida, um dos mais importantes personagens da História do Brasil. Rui era dotado não apenas de inteligência privilegiada, mas também de grande capacidade de trabalho. Essas duas características permitiram-lhe deixar marcas profundas em várias áreas de atividade profissional: no campo do direito - seja como advogado, seja como jurista -, do jornalismo, da diplomacia e da política.
Foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência de República em duas ocasiões, tendo realizado campanhas memoráveis. Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e grande independência política. Participou de todas as grandes questões de sua época, entre as quais a Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República, e a Campanha Civilista.
Mesmo admirando a cultura francesa, como todos os intelectuais de sua época, Rui conhecia também a fundo o pensamento político constitucional anglo-americano, que, por seu