Resumo do Conto Feliz aniversário de Clarice lispector
Introdução: O conto foi escrito por Clarice Lispector, 1920
- Clarice Lispector nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América.
O conto fala sobre uma família muito desunida que são convidados para o aniversario da mãe. Alguns vinham de olaria e outros de Ipanema. Pelo que podemos ver, eles não tinham muito contanto e nem muita consideração pelo outro. Zilda era quem morava com a velhinha aniversariante e então tratou de se apressar para a chegada do pessoal para a festa de 89 anos da velhinha. O pessoal foi chegando com seus filhos, maridos e esposas e se acomodando. Alguns levaram presentes e outros não. Mas podemos perceber a falta de amor entre a família. Pois o pessoal se preocupava mais em comer do que parabenizar ou até mesmo se enturmar entre o pessoal. A falta de união e entrosamento era imensa naquela “festinha” A velha percebe a falsa consideração e se indigna com a falsidade daquele pessoal que só se encontrava em festas comemorativas. De repente, de tamanho nojo, ela cospe no chão sem dizer nada deixando Zilda envergonhada com a atitude da mãe.
Mais tarde, após encherem suas barrigas, o pessoal vai embora meio sem jeito de interagir com a velhinha. Apenas diziam até o ano que vem deixando Zilda e a velha impaciente com aquele povo. “Pelo menos completaria 90 anos”. Enquanto a velha meditava pensativa. “A morte era o seu mistério”.
fim
mais sobre Clarice :
Clarice Lispector
Frase de Clarice :
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."