oração aos moços
Trabalho de Linguagem e Direito
Oração aos Moços
1. O texto refere-se principalmente ao direito, apresentando o papel do advogado e sua missão.
2. Ele evidencia no texto dois valores principais, a ética e a moral. Os quais podemos observar nessas frases: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha".
3. Naquela época o autor escreveu o texto na forma coloquial, porém devido as mudanças feitas com o passar dos anos, quando lemos o texto ele parece estar escrito na norma culta da língua, principalmente devido as palavras mais complexas ou até inutilizáveis.
4.
5. Além do conhecimento ser indispensável, o profissional deve estar sempre ao lado da lei e da justiça, também deve saber onde e como aplicar seus conhecimentos, e que com muito estudo e dedicação alcançara seus méritos, sem esquecer dos bons costumes, da ética e da moral, que são essenciais para um bom profissional do direito.
6. Rui Barbosa deixa a lição de que o profissional deve estar sempre ao lado da lei, da justiça, para ajudar a sociedade a obter mais igualdade.
7. Igualdade, liberdade, hierarquia e fraternidade. Existe uma diferença no regime governamental entre o momento atual e o período em que o texto foi escrito, porém o direito sempre buscou respeitar a ordem constituída. Procurou sempre tratar todos com igualdade, respeitando a individualidade e imparcialidade. Da mesma forma busca solucionar os conflitos existentes entre as classes.
8. A regra da igualdade defende que todos temos os mesmos direitos, tanto da justiça quanto da defesa, devemos lutar e defender o justo. 9. Rui Barbosa nunca teve filhos, porém quando foi convidado para ser paraninfo sentiu-se muito privilegiado. Ele trata os acadêmicos como filhos: “deixai-me experimentar, uma vez que