Oratória
A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO
A mais típica e mais gráfica manifestação da arte é sem dúvida a oratória, porque é a arte da palavra, da fala que é a forma da idéia, da palavra que é a nítida voz da natureza e do espírito. E sem dúvida o orador é a expressão mais completa do comunicador. A ele compete enfrentar os auditórios, sejam pequenos ou grandes, seja em praça pública. A ele compete transmitir a boa nova, a idéia , a mensagem, a luz. Ali está a sua platéia, ou fria, ou indiferente, ou fanatizada, ou enlouquecida. Depois de dar a palavra inicial você tem que vencê-la, pela sua voz, pela sua fala, a platéia é sua, ou você domina ou se perde, ou convence ou se frustra.
Quando presenciamos alguém falando em público e cometendo erros primários, e temos certeza do que observamos, as vezes criticamos dizendo: “Que discurso incoerente!”. O que falta na maioria das vezes é que o orador não consegue dá sentido a sua fala, talvez isto ocorra pela falta do conhecimento do tema a ser discursado, por não ter articulado de modo apropriado as suas idéias. Por esta razão, este curso “COMO FALAR BEM”, foi elaborado com o objetivo de oferecer a você, subsídios para melhorar, seu discurso no dia a dia de sua vida profissional, estudantil, religiosa.
O MÊDO DE FALAR EM PÚBLICO
Em primeiro lugar, gostaríamos de fazer uma reflexão sobre o nosso poder comunicador, como estamos nos comunicando com os nossos colegas de trabalho, de escola, de nossa igreja, em nosso lar. Saiba que, a comunicação é uma necessidade essencial do ser humano
O medo muitas vezes cresce por causa de apresentações anteriores desastrosas. O medo de falar em público apontado como maior inimigo do homem por Emilio Mira Y Lopes, um dos mais destacados estudiosos do comportamento humano, constitui um gigante negro, cujos tentáculos escravizam a vontade, limitam a criatividade, interrompem o desenvolvimento e o despertar das potencialidades.
Geralmente o medo é acompanhado de nervosismo, tensão, timidez,