Diversos
Com a adoção da política neoliberal por parte do Estado, este retira-se em grande parte do processo produtivo, privatizando empresas, desregulamentando a economia, abrindo o mercado nacional e reduzindo os investimentos em desenvolvimento, em especial na infraestrutura, transferindo-os, na maioria, para a iniciativa privada, atraindo ainda investimentos estrangeiros.
Isso levou a modernização do parque industrial brasileiro que, com o fim das políticas protecionistas e de incentivos, foi obrigado a competir com as importações e com empresas multinacionais que instalaram-se no país. Porém, a falta de investimentos diretos do Estado ocasionou a perda dos indutores e das políticas de desenvolvimento regional, não havendo mais uma política nacional de desenvolvimento. Ainda que o Estado se ausenta quanto as ações de planejamento, este financia novos empreendimentos, através do BNDES.
Esses fatores motivam a competição predatória entre municípios por investimentos, que no caso do Médio Paraíba fluminense, são implantados de maneira dispersa no território. A microrregião vem sofrendo transformações quanto à instalação de novas indústrias e empreendimentos, que estão alterando suas características internas. Essas transformações devem-se, a princípio, as acentuadas relações econômicas e produtivas com Estado