OR Constru O Social
GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA
A.´. R.´. L.´. S.´. Fraternidade Lagunense N 10
V.´. M.´. P.´. V.´. S.´. V.´. e demais irmãos em loja CONSTRUÇÃO SOCIAL O homem é um objeto maravilhoso, vazio, inconstante e instável, a respeito do qual é difícil formar qualquer julgamento certo e uniforme. Numa análise mais profunda o homem é um criador de hábito social, criador de instituições e de vida social organizada. O homem é um ser altamente sociável e certos valores são voltados para a coletividade humana. As instituições sociais que são as vigas mestras da construção social.
Não há de esquecer a importância relevante que, na construção social, desempenha a transmissão cultural. Quanto mais integrado, harmonioso, estável o meio social, mais poderosa a sua força condicionante pelos costumes e instituições, e menores as incidências de desvio de comportamento. Sociedades em que o elevado índice de intranqüilidade se manifesta, pela grande incidência de rumores e boatos estão sob a pressão de forças desorganizadoras consideráveis.
O homem deve contribuir para que a humanidade tenha princípios, ética, comportamento descente, atitude, moral, compromisso com a felicidade da humanidade, praticar a caridade, fidelidade aos princípios, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, transmitir cultura de uma geração a outra e assegurar a continuidade da vida social.
Partilhar conhecimentos com os demais, evoluir, progredir, partilhar, construir. Lutar com responsabilidade pela bem da humanidade. Dentro do organismo social cada indivíduo tem um uma tarefa.
A família é o alicerce da construção social.
E assim, dentro destes contornos, torna-se palpável e mensurável o papel de construtor social em que esta convertido o iniciado maçônico.
-O verdadeiro culto que se dá ao Grande Arquiteto do Universo consiste,