Oque é a visão de Hobbes de Estado
Não se trata nescessariamente de concentração no poder, mas sim de como manter-se no poder; no decorrer na história humana tal assunto é tratado por diversos Filósos...
- Maquiavel
- Thomas Hobbes
Elabora uma teoria política contratualista de
Estado, com em vistas estabelecer um fim a turbulência em que seu país vivia, com o fim de instaurar o desenvolvimento de uma maior paz social, bem como organizar, estatalmente, isto é, por vias do Leviatã uma espécie de ordem social e política.
O filósofo parte da premissa de um Estado de Natureza pertencente a todos os homens. Nesse sentido, todos os homens são iguais e, assim, cada um tem o direito de utilizar seu poder e força para resguardar seus interesses particulares.
Dessa forma, paira uma espécie luta para de todos contra todos para defender os direitos próprios. Para superar tal perspectiva somente com o erigir do Estado, do
Leviatã, que defenderá não apenas um ou outro grupo, mas é o responsável pela tranqüilidade, pela instauração da paz social, já que no primeiro caso o que reina é uma selvageria e uma degradação generalizada de todos contra todos. Pois , o homem é um mero animal que busca seu benefício em detrimento de qualquer outro, pois suas emoções e desejos apontam para seu próprio umbigo, para sua manutenção pessoal.
No entanto, para que o mesmo viva em sociedade é preciso que ele abdique de sua liberdade e seu poder, e que os entregue ao soberano, ao Estado.
Com isso temos que a postura hobbesiana de Estado pauta-se na soberania absoluta do Estado, sendo seu poder ilimitado. O contrato feito não impõe ao Estado nenhuma obrigação, senão a de garantir a paz e a tranqüilidade daqueles que fizeram o pacto para sua criação a todo custo. Posto isso, fica claro que a minoria tem que se submeter aos que fizeram o pacto, isto é, ao Leviatã.
- Jean Jaques-Rosseou
- John Loke
--