bibliografia de hobbes
Thomas Hobbes foi o defensor do absolutismo estatal do rei, criou uma teoria que fundamentou a nescessidade de um estado soberano como forma de manter a paz civl. Sua construção hipotética partiu do contrario, ou seja, sua teoria era de que os homens teriam que conviver sem o estado, para poder depois justificar a necessidade dele, onde ele chama esse estágio de convivencia do ser humano sem as autoridades, onde tudo era de todos, de estado natural.
A consequência do estado natural é a ameaça da humanidade, que levariam os homens a compactuarem entre si, transferindo o direito de autodefesaexistente no estado natural, para o estado que garante a efetividade do contrato.
Além da construção teórica que justificava a nececidade do estado soberano, Hobbes inovou em diversos pontos da política.
Thomas Hobbes sempre foi voltado para os interesses políticos, vivia em um período de guerras e acreditava que somente a figura de um Estado forte poderia acabar com esse conflitos. Para justificar a necessidade do estado soberano, formulou uma teoria hipotética.
Hobbes desenvolveu sua teoria utilizando métodos resolutivo-compositivo que siguinifica analise e composição, aquilo que foi detalhadamente analisado.
No livro de Cive, ele compara o estado a um relógio, onde ficam claras as características de sua metodologia(2):
" Com efeito, conhecemos muito melhor uma coisa atravéz dos elementos de que ela se constitue. Assim como não se pode saber, num relógio mecãnico ou noutra máquina um pouco mais complexa, qual a funçao de cada parte ou roda, se ele não for desmontado e separadamente examinado o material, o desenho e o movimento: assim também, para estudar o direito da cidade e os deveres do cidadãos, precisamos, sem desmontar a cidade, considerá-la como desmontada: isto é, para compreender corretamente a condição da natureza humana, com o uso de quais meios ela é capaz ou incapaz de dr corpo a cidade; de que modo