TRABALHO THOMAS HOBBES
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como estudo à Filosofia de Thomas Hobbes, uma filosofia voltada à política. Assim fazendo necessário criou uma teoria para fundamentar a necessidade de um Estado Soberano com a intenção de manter a paz civil. Com isso, esclarece em seu livro o Leviatã, um grande clássico que mostra a melhor forma de se organizar a sociedade.
Partindo de uma concepção construída hipoteticamente, ou seja, começou seus estudos através da vida em sociedade, a convivência do homem sem Estado, para posteriormente justificar a necessidade dele. Assim chamando esse período do convívio do homem sem autoridade, como estado natural.
As consequências deste estado natural é a ameaça de um bom funcionamento da humanidade, que leva os homens pactuarem entre si, transferindo o direito da autodefesa existente no estado natural para o Estado, que garante a efetividade do contrato.
Além da grande invenção da construção da teórica que justifica a importância do Estado Soberano, Thomas Hobbes inovou em diversos pontos da política.
2. BIBLIOGRAFIA
3. TEORIA HIPOTÉTICA E A ORIGEM DO ESTADO PARA THOMAS HOBBES
O Leviatã é um tratado político-jurídico e tem como finalidade a exposição da origem, a natureza e propósito de desenvolvimento do Estado. Hobbes faz sua explicação sobre esse tema com tanta simplicidade acerca do surgimento do Estado. Hobbes propõe em eliminar o conflito, fazendo a distinção entre o poder do Estado e o poder da Igreja, ou seja, para ele o único poder que existe é o do Estado e Independe da esfera religiosa.
Assim, a explicação para Hobbes era anterior à criação do Estado, onde os homens viviam em guerra de todos contra todos (transcrevendo o estado de natureza). E pela ambição e egoísmo da natureza humana guerreavam diariamente, para preservar suas posses e vidas. E como eram escassas e se duas pessoas desejassem a mesma coisa sem ser divisível, acabavam lutando para satisfazer seus desejos. A teoria de Hobbes é a igualdade do