Trabalho Sobre O Leviat De Thomas Hobbes
1) Com base em que argumento Hobbes conclui que, no tocante à força física, as diferenças entre os indivíduos não são suficientes para que qualquer um possa reclamar com base em tais diferenças qualquer benefício a “a que outro não possa também aspirar, tal como ele”?
2) Em que consiste, segundo Hobbes, a ciência?
3) E quanto à prudência, como a descreve Hobbes?
4) Com base em que argumento Hobbes afirma que o fato de a maioria dos indivíduos julgarem-se mais sábios do que os demais é uma prova de que os homens são iguais quanto às faculdades do espírito?
5) Por que, segundo Hobbes, a igualdade de capacidade gera a inimizade entre os seres humanos?
6) O que alguém que planta, semeia, constrói ou possui um lugar conveniente deve esperar, se um eventual invasor nada mais tem a recear do que a reação pessoal do que foi vítima da invasão?
7) Qual a maneira mais razoável de alguém se garantir dessa desconfiança de uns em relação aos outros?
E contra esta desconfiança de uns em relação aos outros, nenhuma maneira de se garantir é tão razoável como a antecipação; isto é, pela força ou pela astúcia, subjugar as pessoas de todos os homens que puder, durante o tempo necessário para chegar ao momento em que não veja qualquer outro poder suficientemente grande para ameaçá-lo. E isto não é mais do que sua própria conservação exige, conforme é geralmente admitido. Também por causa de alguns que, comprazendo-se em contemplar seu próprio poder nos atos de conquista, levam estes atos mais longe do que sua segurança exige, se outros que, do contrário, se contentariam em manter-se tranqüilamente dentro de modestos limites, não aumentarem seu poder por meio de invasões, eles serão incapazes de subsistir durante muito tempo, se se limitarem apenas a uma atitude de defesa. Consequentemente esse aumento do domínio sobre os homens, sendo necessário para a conservação de cada um, deve ser por todos admitido.