oque é a africa
A África é o terceiro continente mais extenso, atrás da Ásia e da América, com trinta milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3% da área total de terra firme do planeta.
Também é o segundo continente mais populoso da Terra, atrás da Ásia com cerca de novecentos milhões de pessoas. Representando cerca de 1/7 da população do mundo, de 54 países independentes.[1]
A África geográfica esconde um misterioso e curioso continente cheio de diversidades e maravilhas, não obstante a deficiência econômica que é anunciada nos documentários e reportagens que se espalham pela mídia.
Por mais que os países que detenham uma suposta superioridade étnica tentem desumanizar a população do continente africano, fato que foi gerenciado pelo atributo do determinismo geográfico ou biológico.
Teoria que foi desenvolvida principalmente por geógrafos no final do século XIX e no início do século XX, gerando herdeiros que serviram de fundamentação para a dominação do continente africano. (Laraia, 1986,p.17).
Quando olhamos para o continente africano e tentamos desenvolver uma definição para o continente africano, certamente estaremos incorrendo num gravíssimo erro, afinal, não podemos de modo algum generalizarmos tal definição tão simplória sem levarmos em conta a ambiência particular de cada região do continente africano.
O que verificamos durante o diminuto processo de levantamento das informações existentes sobre o continente africano, nos deu conta de que durante muito tempo se procurou renegar o continente bem todos os seus integrantes ao grau de inferioridade, fato que fundamentava os interesses de povos de outros continentes ávidos de exploração.
As dificuldades, fabulações e o desinteresse fizeram com que o investimento num conhecimento organizado racionalmente viesse apenas com a necessidade de