1 INSTRUÇÕES E LINGUAGEM DE MAQUINA
1 Introdução - Instruções e linguagem de maquina
Para conduzir o hardware do computador, é indispensável que falemos sua língua.
As palavras da linguagem de máquina são chamadas de instruções; essa linguagem forma o conjunto de instruções sendo que computadores com arquiteturas diferentes implementem conjuntos de instruções distintas.
As linguagens de maquina são bem parecidas, geralmente aprendendo uma fica mais fácil aprender a outra, isso ocorre porque elas são baseadas nos mesmo princípios (Arquitetura de Von Neumann). Como pode ser visto na figura 1 logo abaixo.
Figura 1 : Arquitetura de von Newmann
Um Programa de Computador é, basicamente, uma sequência de comandos ou instruções representando um algoritmo a ser executado pela máquina.
Normalmente os programadores usam Linguagens de Programação de Alto Nível como, por exemplo, Pascal e C estas linguagens correspondem a um nível de abstração elevado.
As linguagens dos processadores como o x86 ou o MIPS correspondem a um nível de abstração baixo, e são denominadas de Linguagens de Baixo Nível exemplo LBN.
1.1 Princípios de Projeto de Computadores
A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características diversas, explicadas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache entre outros. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser utilizado. Como podemos observar na figura 2.
Principio básico do computador é atender as solicitações de serviços dos usuários para terem seus problemas resolvidos.
Figura 2: Elementos básicos do computador
1.2 Princípios