Sexualidade Humana
Com o amadurecimento biológico é que os processos identificatórios da infância e adolescência são postos em questão. Pois que até então parecia fixado numa identidade que leva o sujeito a sentir-se menino ou menina, requer uma outra significação.
• Sobre a sexualidade:
A sexualidade é uma força instintiva. Ela é fundamental para estimular a vida, para o prazer e para atrair as pessoas para o estabelecimento de vínculos amorosos. A expressão das funções biológicas e energéticas sexuais traz à pessoa a fé na vida. Quando assumida conscientemente, a sexualidade torna-se um poder pessoal que nos traz força e coragem para a vida, para a busca do prazer pessoal e para propiciar prazer ao outro.
Necessitamos assumir a sexualidade como algo nosso, que possuímos e dirigimos na busca do prazer e do poder de dar prazer a outra pessoa. Não é algo que o outro desperta em nós e que nos domina. É uma função pessoal. Não é algo que damos em troca de, ou para obter algo.
Estas são posições infantis ligadas à sexualidade. A sexualidade adulta busca o prazer pessoal e o poder de dar prazer. A doação faz parte da sexualidade adulta! A sexualidade é uma força de vida e um poder que temos o direito de possuir. A sexualidade traz força, coragem e segurança.
A sexualidade durante a vida de qualquer ser humano passa por várias formas. Ela reside no homem não como uma forma primordial de reprodução e sim como satisfação de desejo, passando pela homossexualidade que é um desejo persistente por pessoas do mesmo sexo, na maioria das vezes impossível de ser impedido.
• Sexualidade e o