Sexualidade humana
“Um dos componentes mais essenciais da psique é a sexualidade, um componente cuja extensão e importância ainda ignoramos inteiramente, dada a insuficiência da nossa psicologia empírica. Sabemos apenas que a sexualidade pode ser encontrada em toda parte.”
C.G.Jung – Freud e a Psicanálise, pág. 2
FREUD afirma que: - A raiz da maioria das psiconeuroses se encontra num trauma sexual; - Toda histeria é redutível à sexualidade.
C.G.Jung – Freud e a Psicanálise, pág. 2
“O indivíduo predisposto à histeria traz dentro de si uma parcela de repressão sexual desde a infância.”
C.G.Jung – Freud e a Psicanálise, pág. 20
SEXUALIDADE
Instinto de conservação da espécie (conceito mais amplo) x instinto de autoconservação
“Se nos perguntarmos até que ponto da infância remontam os primeiros traços da sexualidade, devemos responder que a sexualidade já existia implicitamente ab ovo (desde o começo), mas só se manifesta muito tempo depois da vida extra-uterina. FREUD está propenso a considerar o ato de mamar da criança no seio materno como uma espécie de ato sexual”
(C.G.Jung – Freud e a Psicanálise, páginas 114 e 115)
“FREUD salienta a exitação e a satisfação inegáveis da criança no ato de mamar, e compara estes fenômenos aos do ato sexual.”
C.G.Jung – Freud e a Psicanálise, pág. 115
“Só o gato mais ou menos desenvolvido pega o rato, mas mesmo o filhotinho de gato já brinca de pegar o rato”
C.G.Jung – Freud e a Psicanálise, pág. 114
ANDROGINIA
“Androginia, no seu sentido mais amplo, pode ser definida como Um que contém o Dois, a saber, o masculino (andro) e o feminino (gyne). A androginia é o arquétipo inerente da psique humana.”
June Singer – ANDROGINIA – Rumo a uma Nova Teoria da Sexualidade, pág. 27
“O fogo que produz a transformação é a paixão que um ser humano traz para a vida quando o Masculino interior e o Feminino interior se abraçam.” June Singer