Administração
No Brasil há mais de meio século, a Casas Bahia é a maior rede varejista de eletrodomésticos,eletroeletrônicos e móveis do país, com mais de 500 lojas em 8 estados (SP, MG, RJ, PR, SC, RS, MS, GO) e no Distrito Federal, e faturamento de R$ 11,5 bilhões em 2005.
A empresa foi criada por Samuel Klein, polonês naturalizado brasileiro que chegou ao Brasil em 1952, após sofrer as conseqüências da 2ª Guerra Mundial em seu país de origem. Tão logo fincou raízes em São Caetano do Sul (no ABC, em SP), Samuel comprou uma casa e uma charrete e, com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio no bairro paulista do Bom Retiro, ele adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas da cidade do ABC, oferecendo condições (prestações no crediário) a quem não podia pagar.
Cinco anos depois, em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, na avenida Conde Francisco Matarazzo, 567, no centro de São Caetano do Sul. A loja levou o nome de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.
Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar em líder brasileira no setor varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis.
Até hoje, a Casas Bahia continua seguindo a cartilha de Samuel Klein: entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e viabilizar o sonho de consumo por meio do acesso ao crédito, com qualidade de serviços, presteza na concessão de crédito e assistência contínua no pós-venda.
Atualmente, a Casas Bahia está entre as 10 maiores empresas empregadoras do País: tem mais de 53 mil colaboradores diretos, todos registrados em carteira.