OQUE É CONSCIÊNCIA
Conhecimento de si mesmo
Reflexão
Eu, Pessoa, Cidadão e Sujeito constituíram a consciência como subjetividade ativa, sede da razão e do pensamento, sede das virtudes, direitos e verdade.
A consciência é dividida em quatro caracteres importantíssimos: A psicológica, a Ética, a Política e teórica.
.
1. Consciência Psicológica- É o conhecimento da nossa própria identidade, o EU é o centro ou a unidade de todos esses estados psíquicos, a consciência é formada por nossas vivências. É a maneira individual própria com que cada um de nós percebe, imagina, lembra, opina, deseja, age, ama e odeia, sente prazer e dor, toma posição diante das coisas e dos outros, decide, sente-se feliz ou infeliz.
2. Consciência ética e moral- Espontaneidade livre e racional, para escolher, deliberar e agir conforme a liberdade. É a pessoa, dotada de vontade livre e de responsabilidade Capacidade livre para compreender e interpretar sua situação e condição (Física, Metal, Social, Cultural, Histórica) Agir por fins escolhidos por deliberação e decisão.
3. Consciência Política- A consciência é o cidadão, o indivíduo situado no tecido das relações sociais, com portador de direitos e deveres, relacionando-se como esfera publica do poder e das leis. Definido por sua posição numa classe social, portador e defensor dos interesses específicos de seu grupo ou de sua classe. A consciência Moral e a Política formam-se pelas relações entre as vivências, valores e de sua cultura.
4. Consciência teórica- A consciência é uma atividade sensível e intelectual dotada do poder de análise, síntese, de representação e explicação, descrição, suas três esferas são da vida consciente (Psíquica, Moral e Política) Posição natural e cultural do mundo como objeto de conhecimento, métodos que conhecem e buscam a verdade ou o verdadeiro. É com essa estruturação e organização que lida o sujeito. A vivência é singular. O conhecimento é universal, é de todos.