estados basicos de tensão
ESTADOS BÁSICOS DE TENSÃO
___________________________________________
Florianópolis, 22 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Tensão é o estado de um corpo submetido à ação de forças opostas que o atraem.
Refere-se à força aplicada por unidade de área resistente de uma determinada peça estrutural, ou seja, Tensão = Pressão.
Estudaremos a seguir os quatro estados básicos de tensão:
Tração
Compressão
Cisalhamento
Flexão
TRAÇÃO
A tração é gerada quando forças colineares e de mesma direção são aplicadas em sentidos contrários, gerando tendência de separação entre partículas.
Quando submetidos a forças de tração, objetos tendem a alongar em relação ao eixo em que as forças são aplicadas e reduzir no eixo transversal ao eixo das forças conforme as cargas/intensidade das forças aplicadas.
A razão entre aumento longitudinal e redução transversal de um determinado material chama-se coeficiente de Poisson. Esse coeficiente está relacionado a deformação de um objeto.
A proporção linear entre carga e deformação acontece na zona elástica, onde o material submetido a tensão deforma e quando essa tensão é retirada, o material volta à posição original. Essa relação chama-se lei de Hooke, onde o coeficiente de deformação/proporcionalidade conhecido como módulo de elasticidade varia para cada material.
Quando o material recebe carga além do limite de elasticidade, o material entra na zona plástica onde, ao ser submetido a tensão, sofre deformação, mas ao retirar-se a tensão, o material não volta à posição original podendo ocorrer o rompimento.
COMPRESSÃO
A compressão é gerada quando forças colineares e de mesma direção são aplicadas em sentidos contrários, gerando tendência de aproximação entre partículas.
Quando submetidos a forças de compressão, objetos tendem a reduzir em relação ao eixo em que as forças são aplicadas e alongar no eixo transversal ao eixo das forças conforme as cargas/intensidade das