oportunidade de crescimento e segurança
Disciplina: Seminário de Pesquisa Interdisciplinar
Docente: Kátia
Discente: Iuri marques
Data: 20/10/2012
Fichamento/fonte: Nishiwaki, A. R.; Mello, R.R de. O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL BRASILEIRO: A HISTORICIDADE EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI. Disponível em: .Acesso em: Out. 2012,13f.
A natureza da fonte bibliográfica foi extraída da internet, tendo como autores: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos na linha Teorias e Práticas Pedagógicas e em Educação e Roseli Rodrigues de Mello Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Barcelona, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
O presente estudo tem como objetivo a compreensão de dois dos maiores intelectuais brasileiros: Paulo Freire e Dermeval Saviani.
Essa produção tem como base teórica: Ribeiro (2003); SAVIANI (2007); FREIRE, (2006).
O Artigo foi organizado pela introdução onde os autores Abordam o processo histórico de educação escolar no Brasil. Onde se inicia com a chegada dos colonizadores que, com sua forte ligação com a Igreja Católica, deixam a cargo das ordens religiosas, sobretudo a Companhia de Jesus em resposta à Reforma Protestante, a instrução. Porém, este tipo de organização se destina primordialmente aos índios, uma vez que os filhos dos colonizadores eram educados na metrópole.
No desenvolvimento os autores enforcam o período histórico denominado Império que no início da República, tinha um sistema escolar voltado, única e exclusivamente, para a elite nacional, que se configura a partir das grandes propriedades de terras. Por outro lado setores emergentes da sociedade brasileira, como os comerciantes e os mineradores, passam a pressionar o governo por educação escolarizada, já que, desde então, ela é um instrumento de diferenciação de classe social.
Já