A história da Língua Portuguesa
A língua portuguesa pertence ao grupo das línguas românicas também chamadas de neolatinas, que é o resultado de algumas transformações que ocorreram no latim vulgar levado a Península Ibérica.
Curiosamente, a língua portuguesa surgiu também da mesma língua que originou a grande maioria dos idiomas asiático e europeus.
Com diversas imigrações, entre os continentes, a língua que era a língua inicial acabou se dividindo e tornando-se cinco grupos, o helênico, da onde surgiu o grego, o românico que foi da onde se originou o português, o italiano, francês e outras línguas que chamamos de línguas latinas, dentro desses grupos tinha o germânico de onde vieram o inglês e o alemão, o célito de onde deu origem aos idiomas irlandês e gaélico e o quinto e ultimo grupo foi o eslavo que originou outras várias línguas faladas na Europa Oriental.
Como citado no inicio do texto, a língua portuguesa surgiu do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos romanos, por isso a língua portuguesa é uma língua românica. O latim era a língua oficial do antigo Império Romano e tinha duas formas o latim clássico, que era empregado pelas pessoas cultas e pela classe dominante como poetas e filósofos, o latim vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo e assim damos o nome de línguas neolatinas às línguas modernas que vem do latim vulgar.
Domínio cultural e político na península ibérica dos romanos impôs a língua, juntos com outras línguas já existentes e assim dando origem a outras várias línguas as quais chamadas de romanços que do latim significado “falar a maneira dos romanos”. As tais outras várias línguas com o tempo foram mudando e formaram outras línguas. E assim quando os germânicos e os árabes invadiram a península e língua novamente sofre mais modificações, e o idioma falado pelos invasores em fim se estabelece totalmente. Então no século XI os cristãos expulsaram os árabes da península fazendo com que o idioma