artistas do impressionismo
Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.1
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha..2 A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
Impressionismo
A principal característica da obra de Monet é seu compromisso com o impressionismo e suas premissas básicas, como o foco nas pinceladas, na textura e na luz. Este foco mudou a partir do tema (um barco, paisagem ou uma pessoa) até a forma como a tinta se comporta em uma tela. A arte de Monet busca capturar o que os olhos veem e as mudanças dinâmicas da paisagem de acordo com a perspectiva e a luz.
Natureza
A obra de Monet está focada principalmente em cenas da natureza. Mesmo em seus primeiros trabalhos, que apresentavam formas humanas, o mundo natural recebeu tanta atenção quanto os modelos humanos. Suas mais famosas pinturas, como sua série dos palheiros e os lírios de água, são interpretações exclusivamente naturais. Monet também possuía um longevo interesse na água, que pintou em todas as suas formas, de rios turbulentos à plácida superfície de seu próprio lago.
Usos da cor
As pinturas de Monet se destacam no fato de que ele não usou o tradicional método claro-escuro, que cria um efeito tridimensional utilizando luz e sombras. Ao invés disso, Monet usou blocos ininterruptos de cor em formas inesperadas para criar paisagens vibrantes, mas planas. Para Monet e outros impressionistas, a cor não era intrínseca