gestão do conhecimento
A Gestão do Conhecimento como prática corporativa geradora de vantagem competitiva sustentada por Marcelo Barbosa dos Santos
RESUMO
8
O atual cenário dos negócios é pontuado por uma série de novas demandas que impele as organizações a reconhecer o conhecimento e sua respectiva gestão como um ativo capaz de promover a criação de vantagem competitiva sustentada, visto que, o sucesso futuro está grandemente associado a distinta oferta de valor, só proporcionada pelo emprego do conhecimento. PALAVRAS-CHAVE gestão, conhecimento, vantagem competitiva
ABSTRACT
The current business scenario is punctuated by a series of new demands that impel organizations to recognize knowledge and its management as assets capable of promoting the creation of sustained competitive advantage. This is true due to the fact that future success is largely associated with different offers of value, provided only by the use of knowledge.
KEYWORDS
management, knowledge, competitive advantage Introdução
O atual nível de competitividade e exigência do mercado, orienta as empresas na busca por elementos capazes de gerar vantagem competitiva que além do caráter sustentado, proporcionem condições ao sucesso da organização dentro da chamada Nova Economia, já que nesta, fatores tradicionais até então sinônimos de riqueza, são sobrepujados pela produção distinta de valor, cuja matéria prima é o conhecimento.
McKenna (1997) corrobora com este estudo, ao apresentar todo um rol de situações que evidenciam a necessidade das empresas se voltarem ao implemento de práticas que assegurem a sobrevivência do negócio em um ambiente cada vez mais diverso, adverso e mutante. As apregoadas situações são as seguintes:
FACOM - nº 15 - 2º semestre de 2005
1) “Aumento da concorrência global; provoca também uma reflexão quanto ao caráter
2) Mercados tão segmentados que o nicho passa a estratégico que deve ser concedido ao