Lei de Ohm
Lei de Ohm
Objetivos: O objetivo do experimento é verificar a ocorrência da lei de Ohm através da análise da resistência de um certo resistor pela variação de tensão e de corrente, usando a relação U=r.i.
Teoria:
A teoria básica usada no experimento foi a relação entre tensão e corrente observada por G. S. Ohm, em que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre proporcional a diferença de potencial aplicada. A resistência do material independe da intensidade, da direção e do sentido do campo elétrico aplicado. A relação encontrada por Ohm é aritmeticamente representada por: r = U/i .
Materiais:
Fonte de tensão contínua com regulagem de 0 até 15V
Voltímetro yokogawa com fundo de escala 0.3, 1, 3, 10 e 30 Volts.Precisão de 1%.
Miliamperímetro yokogawa com fundo de escala 10, 30, 100, 300 e 1000 miliampere .Precisão de 1%.
1 resistor de proteção 10 Ohms com 10% de precisão
1 resistor de 100 Ohms com 5% de precisão.
Cabos de energia.
Placa protoboard para ensino educacional.
Montagem experimental:
Uma fonte de f.e.m. fornece uma diferença de potencial que gera uma corrente contínua, essa corrente passa pelo resistor de proteção (Rp), pela resistência Rx e retorna a fonte de f.e.m. Um voltímetro foi colocado em paralelo com a resistência para medir a d.d.p. da mesma, e um amperímetro, em serie, que mede a corrente final do circuito.
Tabela dos dados experimentais
Cálculos:
O Valor de Rx pode ser obtido através do cálculo da inclinação da reta do gráfico que seguem em anexo, assim obtemos o valor de Rx igual a 95,2 Ohms.
O erro e o valor de Rx foi calculado através da regressão linear por mínimos quadrados considerando o erro da medida da voltagem no ajuste da reta, resultando em uma resistência de (95,2 # 0,7) Ohms.
.
Comentários:
Devido à simplicidade do circuito montado, a montagem do mesmo foi fácil, entretanto, a agulha do voltímetro oscilou em duas