operações unitarias
A determinação de valores exatos de tamanho de partícula é importante, mas de difícil medida.
Um dos fatores de grande importância a ser considerado na determinação da distribuição do tamanho de partícula é qual dimensão da partícula está sendo medida. Uma esfera, por exemplo, pode ter o seu tamanho definido pelo valor do seu diâmetro, mas, há também as partículas que possuem formas irregulares necessitando de mais de uma medida para determinar o seu tamanho.
A densidade, a superfície específica e a esfericidade são as formas mais utilizadas para determinar a caracterização de uma partícula.
A densidade de partículas é definida como a relação entre a massa da partícula e o volume ocupado pela mesma. No Sistema Internacional (SI) sua unidade é dada em kg/m³.
A superfície específica pode ser usada para determinar as propriedades de um material, sendo definida como a razão entre a superfície e a massa, e sua unidade dada em m²/kg ou em cm²/g.
A esfericidade associa as diferentes definições de tamanhos e é definida como a área superficial volumar de uma esfera por área superficial de partícula. Sua fórmula é representada da seguinte maneira:
OBJETIVOS
O material utilizado para realização dessa pratica foi a bolinha de gude. Nosso maior objetivo foi calcular as características do sólido em questão, utilizando os seguintes métodos:
- Densidade
- Superfície específica
- Esfericidade
MATERIAIS E MÉTODOS
RESULTADOS
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS